Afinal, o que a queda da taxa de juros muda na sua vida? A taxa básica de juros é chamada de Selic, definida pelo Banco Central. Esta taxa serve como referência para todas as demais taxas de juros que os bancos cobram de você, nos empréstimos e financiamentos. Elaboramos um “perguntas e respostas” rápido, para você entender claramente como a Selic baixa pode influenciar em suas finanças

1 – Quando a Selic muda, o que acontece com minhas contas?

A queda da taxa de juros faz com que fique mais “barato” fazer um empréstimo ou comprar a prazo. Porém, quando o Banco Central reduz a Selic, essa queda demora a chegar ao consumidor. Isso ocorre porque, na taxa que paga aos bancos, existem outros impostos (IOF), além das taxas de inadimplência, os custos e o lucro da instituição.

2 – O que acontece com minhas dívidas atuais?

Nada. Afinal, a taxa de juros dos empréstimos ou financiamentos que você já tem, foram definidos na data de assinatura do contrato. Caindo ou subindo depois da assinatura, não alterará os contratos vigentes.

3 – E nos próximos contratos?

Os efeitos da queda da Selic nos seus próximos empréstimos só poderão ser verificados a médio prazo. Caso a taxa continuar caindo nos próximos meses e anos, será possível ver os benefícios dessa mudança no seu dia a dia.

Escape dos juros e invista em inteligência financeira

Vale lembrar que mesmo com a queda da taxa de juros, não vale a pena se endividar. Sempre que puder, poupe seu dinheiro para comprar à vista ao invés de contrair dívidas e use os juros a seu favor.

O Hospital das Finanças oferece várias palestras para te ajudar a colocar sua vida financeira em ordem, sem cair em dívidas. E mesmo se você já estiver desesperado, podemos te ajudar a traçar um plano viável. Gratuitas, abordam inúmeros assuntos, como redução de endividamento, investimento e organização financeira. Clique no botão abaixo e aproveite

Palestras Gratuitas

Share This
× Converse conosco