Como a taxa Selic influencia sua organização financeira?

Endividamento

Como a taxa Selic influencia sua organização financeira?

Editor HF
Escrito por Editor HF em abril 14, 2019
Junte-se às pessoas que estão prosperando financeiramente.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Afinal, o que as alterações da taxa de juros mudam na sua vida? A taxa básica de juros é chamada de Selic, definida pelo Banco Central. Esta taxa serve como referência para todas as demais taxas de juros que os bancos cobram de você, nos empréstimos e financiamentos. Elaboramos um “perguntas e respostas” rápido, para você entender claramente como a Selic pode influenciar em suas finanças

1 – Quando a Selic muda, o que acontece com minhas contas?

A queda da taxa de juros faz com que fique mais “barato” fazer um empréstimo ou comprar a prazo. Porém, quando o Banco Central reduz a Selic, essa queda demora a chegar ao consumidor. Isso ocorre porque, na taxa que paga aos bancos, existem outros impostos (IOF), além das taxas de inadimplência, os custos e o lucro da instituição. Assim, a queda na taxa selic impulsiona o consumo, deixa taxas de empréstimo mais baratas. Por outo lado, quando a taxa aumenta, freia-se o consumo, pois as taxas de empréstimos ficam mais altas.

2 – O que acontece com minhas dívidas atuais?

Nada. Afinal, a taxa de juros dos empréstimos ou financiamentos que você já tem, foram definidos na data de assinatura do contrato. Caindo ou subindo depois da assinatura, não alterará os contratos vigentes, pois a maioria destes contratos são com taxas já estipuladas e não com taxas atreladas à Selic.

3 – E nos próximos contratos?

Os efeitos da queda ou aumento da Selic nos seus próximos empréstimos só podem ser verificados a médio prazo. Isso ocorre porque as instituições financeiras não mudam suas taxas na mesma hora em que a Selic é alterada.

Escape dos juros e invista em inteligência financeira

Vale lembrar que mesmo com a queda da taxa de juros, não vale a pena se endividar. Sempre que puder, poupe seu dinheiro para comprar à vista ao invés de contrair dívidas e use os juros a seu favor, por meio dos investimentos.

Conheça nossos treinamentos: https://hospitaldasfinancas.com.br/cursos-hf/

Cursos do HF

Futuro milionário,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se às pessoas que estão prosperando financeiramente.

Share This
×