Ufa, chegou o dia 30. Você está zerado, mas conseguiu pagar tudo em dia, Ao mesmo tempo que tem um certo alívio, percebe que seus sonhos vão ficando pra trás. E aí, o que fazer para mudar esta situação e conseguir fazer sobrar dinheiro no fim do mês? Consumir com consciência. Como? Veja as dicas abaixo:

Dica #1: Saiba para onde o dinheiro vai

A forma mais simples de conseguir isso é separar os gastos por categorias. Ficará claro para onde seu dinheiro está indo e você saberá quais são as áreas que precisam de reformulação.

Exemplo:

  1. Casa
  2. Alimentação
  3. Transporte
  4. Saúde
  5. Educação
  6. Lazer
  7. Gastos extras
  8. Cuidados Pessoais
  9. Cartão de crédito
  10. Pagamento de dívidas negociadas

Coloque também outras categorias que ache necessárias.

Listando cada gasto em cada uma das categorias você conseguirá ter um raio x de suas finanças. Assim, conseguirá saber onde deve começar a trocar gastos para fazer sobrar dinheiro no fim do mês.

Dica #2: Vai às compras? Planeje antes!

Planejar seus gastos mensais antecipadamente é uma das formas mais eficazes de ficar atento ao seu orçamento e de escolher melhor os gastos que irá fazer. Fazendo uma reflexão e tendo o controle dos seus gastos fica muito mais fácil definir objetivos e alcançá-los. Fixe valores máximos mensais para cada categoria que selecionou na lista acima e tente ficar dentro desses valores. Se ultrapassar, analise, e faça os ajustes, sempre diferindo o necessário do superficial.

Dica #3: Compre à vista e poupe dinheiro

Sim, dá pra afirmar que comprar à vista também é uma forma de poupar. Isso porque você pode (e deve pedir) ganhar um desconto. Ele funciona como um dinheiro que você está economizando. Se você conseguir um desconto de 10%, já terá valido a pena. Afinal, quantas aplicações financeiras rendem isso no ano?  Dependendo do valor do produto, o desconto tem um valor significativo. Portanto, se deseja comprar alguma coisa, juntar dinheiro e pagar à vista é uma das coisas que lhe dará mais prazer e segurança na sua vida financeira.

E aí, você também tem dicas de como fazer sobrar dinheiro no fim do mês? Compartilhe conosco. Se quiser ficar por dentro destas dicas clique aqui e se inscreva em nosso canal no Telegram. Lá, semanalmente, postamos dicas para você =)

 

Share This
×