Investir em Bitcoin: seguro ou apenas uma moda passageira?

Investimentos

Investir em Bitcoin: seguro ou apenas uma moda passageira?

Editor HF
Escrito por Editor HF em abril 14, 2019
Junte-se às pessoas que estão prosperando financeiramente.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em 22 de maio de 2010, um desenvolvedor comprou duas pizzas usando 10.000 unidades de uma moeda digital então pouco conhecida chamada Bitcoin. Hoje, 10 mil bitcoins valem alguns milhões de dólares.

Menos de dez anos foram suficientes para uma verdadeira revolução no mercado de criptomoedas acontecesse. Mas será que esta moeda poderá acompanhar esta valorização nos próximos anos? Dá pra investir em Bitcoin?

Afinal, o que é Bitcoin?

É uma moeda virtual, concebida para a Internet, que opera de forma descentralizada, porque não há nenhuma autoridade central para emitir moeda, e ajusta seu valor observando com precisão um protocolo projetado por Satoshi Nakamoto.
Ela permite pagamentos online enviados diretamente de uma pessoa para outra sem passar por um instituição financeira. Para conseguir isso, Satoshi (que não se sabe ao certo quem é) criou um esquema onde a confiança é depositada na matemática e não em instituições. Usa-se a criptografia e rede de comunicação em vez de instituições financeiras.

É seguro?

É preciso estar consciente de que a Bitcoin ainda é uma moeda em desenvolvimento, sem controle de governos. Tenha ciência de que vários problemas podem acontecer, como os roubos ou quem sabe uma brusca desvalorização da moeda, que pode acarretar em perdas financeiras pra quem desejar usar as Bitcoins como forma de investimento.

De toda forma, é uma criação muito similar a da própria internet. A internet é segura? Depende de como você utiliza.

Devo investir em Bitcoin ou não?

É sempre bom lembrar que investimentos 100% seguros de fato não existem! A bitcoin apresenta grandes riscos e grandes vantagens, dependendo do ponto de vista, na medida em que não está regulamentada oficialmente por nenhum governo ou instituição. O preço tem flutuado muito no passado e vai continuar a flutuar no futuro, certamente.

Olhando pra trás, díriamos que as perspectivas são animadoras, mas todo o investimento tem o seu fator de risco associado. É uma aposta para o crescimento da internet das coisas, o processo de desbancarização e similares. Gostamos do ativo, mas você deve investir sabendo que pode perder tudo que ali aplicar, ou seja, não invista mais que 5% do seu patrimônio.

Como faço para começar?

É bem provável que já tenha ouvido falar ou lido alguma coisa sobre a possibilidade de ficar rico investindo em bitcoins. O fato é que existe um verdadeiro mundo de coisas que você deveria estudar sobre investimentos antes de pensar na possibilidade de lucrar com operações especulativas, como o bitcoin.

O que nós do Hospital das Finanças acreditamos e aconselhamos sempre é: invista naquilo que você realmente entende e conhece. E, antes de mais nada, invista na sua educação financeira.

Conheça nossos treinamentos: https://hospitaldasfinancas.com.br/cursos-hf/

Futuro milionário,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se às pessoas que estão prosperando financeiramente.

Share This
×