Em 22 de maio de 2010, um desenvolvedor comprou duas pizzas usando 10.000 unidades de uma moeda digital então pouco conhecida chamada Bitcoin. Hoje, 10 mil bitcoins valem mais de 20 milhões de dólares.
Sete anos foram suficientes para uma verdadeira revolução no mercado de criptomoedas acontecesse. Mas será que esta moeda poderá acompanhar esta valorização nos próximos anos? Dá pra investir em Bitcoin?

Afinal, o que é Bitcoin?

É uma moeda virtual, concebida para a Internet, que opera de forma descentralizada, porque não há nenhuma autoridade central para emitir moeda, e ajusta seu valor observando com precisão um protocolo projetado por Satoshi Nakamoto.
Ela permite pagamentos on-line enviados diretamente de uma pessoa para outra sem passar por um instituição financeira. Para conseguir isso, Satoshi criou um esquema onde a confiança é depositada na matemática e não em instituições, em criptografia e rede de comunicação em vez de terceiros.

É seguro?

Existem relatórios de entidades financeiras, como o Banco Central Europeu, que mostram que o Bitcoin tem inúmeros pontos em comum com esquemas de pirâmide, também conhecidos pelo nome de “marketing multinível”. É preciso estar consciente de que a Bitcoin ainda é uma moeda em desenvolvimento, sem controle de governos. Tenha ciência de que vários problemas podem acontecer, como os roubos ou quem sabe uma brusca desvalorização da moeda, que pode acarretar em perdas financeiras pra quem quis usar as Bitcoins como forma de investimento.

É preciso considerar também que o método de criação de Bitcoins baseia-se no poder de processamento da sua máquina para “minerar”, através de complexos algoritmos matemáticos, alguns centavos de Bitcoin. É como se o Banco Central fosse na sua casa.

Devo investir em Bitcoin ou não, afinal de contas?

É sempre bom lembrar que investimentos 100% seguros de fato não existem! A bitcoin apresenta grandes riscos e grandes vantagens, dependendo do ponto de vista, na medida em que não está regulamentada oficialmente por nenhum governo ou instituição. O preço tem flutuado muito no passado e vai continuar a flutuar no futuro, certamente.
Olhando pra trás, díriamos que as perspectivas são animadoras, mas todo o investimento tem o seu fator de risco associado.

Como faço para começar?

É bem provável que já tenha ouvido falar ou lido alguma coisa sobre a possibilidade de ficar rico investindo em bitcoins. O fato é que existe um verdadeiro mundo de coisas que você deveria estudar sobre investimentos antes de pensar na possibilidade de lucrar com operações especulativas, como o bitcoin.

O que nós do Hospital das Finanças acreditamos e aconselhamos sempre é: só invista naquilo que você realmente entende e conhece. E antes de mais nada, invista na sua educação. Oferecemos várias palestras gratuitas para te ajudar a planejar seus investimentos. Nestas palestras você também poderá agendar uma consulta gratuita, com orientação personalizada, de acordo com seu perfil. Aproveite a oportunidade, clique no botão abaixo e vá a uma delas.

Palestras Gratuitas

Share This
× Converse conosco