Pela oitava vez seguida, o Banco Central reduziu os juros básicos da economia. A taxa Selic foi reduzida em 1 ponto percentual, de 9,25% ao ano para 8,25% ao ano. Esta nova queda reduziu ainda mais a rentabilidade das aplicações de renda fixa, em especial a poupança e os títulos públicos.

Muitas aplicações são atreladas à Selic. Poupança, Títulos públicos, Renda Fixa, todos eles são indexados usando a Selic como referência. A pergunta que fica é: investir com taxa de juros baixa nestas aplicações ainda vale a pena? A resposta depende de cada uma das aplicações. Vamos analisar cada uma delas neste artigo.

A poupança ainda terá alguma validade após a queda da Selic?

Desde que a taxa Selic atingiu a marca de 8,5%, o rendimendo da poupança passou a ser 70% da taxa Selic + TR. Com esta nova redução, onde a Selic passou a 8,25%, e com uma estimativa da TR próxima a zero, a rentabilidade atual da poupança será aproximadamente 5,8% ao ano (0,7 * 8,25%).

Quando descontamos a inflação dessa rentabilidade, é provável que a rentabilidade real da poupança seja inferior a 1% ao ano. Esta taxa de rendimento está boa pra você? Acredito que não.

Taxas dos títulos públicos

Aplicações famosas como o Tesouro Direto também sofrem impacto sempre que a taxa Selic é reduzida. A LFT é indexada à Selic. Logo, o efeito é imediato: sua rentabilidade é idêntica à variação da taxa básica de juros do Brasil (descontadas as taxas cobradas pelo Tesouro).

Já os demais títulos ficam um pouco mais caros. Para quem já tinha, ótimo. Para quem vai comprar agora, nem tanto. Ainda assim é vantajoso investir em qualquer dos títulos públicos.

Como é que fica a renda fixa?

Um investimento criterioso em renda fixa é essencial por diversas razões. Com ele, você consegue:

  • A manutenção do patrimônio;
  • Boa rentabilidade, mesmo com a queda na taxa de juros;
  • Boa egurança para o investidor, pois tem baixo risco;
  • Proteção contra inflação.

Tenha opções ainda melhores para investir em tempos de taxa de juros baixa

O Hospital das Finanças oferece várias palestras para te ajudar planejar seus investimentos em tempos de Selic caindo. Estas palestras gratuitas, abordam inúmeros assuntos, além da lhe darem a oportunidade de marcar uma consulta gratuita para ter uma orientação personalizada. Clique no botão abaixo e vá a uma delas.

Palestras Gratuitas

Share This