De acordo com os dados Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de 2016, o brasileiro permanece com grandes dificuldades em conseguir se livrar das dívidas. Segundo a pesquisa, o cartão de crédito foi o tipo de dívida mais citado, com 77,1% daquelas que disseram ter dívidas, na média anual. Em segundo lugar, foi o carnê, por 15,4% das famílias, e, em terceiro, o financiamento de carro, por 11,2%.
Conseguir se livrar das dívidas, principalmente quando elas afetam nossa qualidade de vida, pode parecer impossível. Além disso, a verdade é que, no dia-a-dia, é difícil manter as contas em ordem e cumprir com os planos de pagamento. Pensando nisso, elaboramos algumas estratégias que poderá utilizar, não só para evitar cair numa situação de super-endividamento, como também para conseguir se livrar das dívidas o mais rápido possível.

1 – Coloque as dívidas em primeiro lugar

Para quem está nesta situação, cheio de dívidas e pouco dinheiro para encarar os compromissos, é fundamental priorizar os pagamentos. Afinal, você não vai conseguir se livrar das dívidas da noite para o dia. Ou seja: o ideal é ter condições para pagar todas as dívidas, mas se não for possível, saber quais a que deverá quitar primeiro. Claro, isso varia de caso para caso. Porém, existem dívidas (crédito à habitação, contas da eletricidade, água e gás, ou impostos) que devem sempre ser pagas prioritariamente. Assim evita-se o risco de se perder a casa ou ficar sem o básico para sobreviver. Depois destas dívidas prioritárias, surgem as restantes: como é o caso do crédito ao consumo, dos cartões de crédito ou do dinheiro que os seus familiares e amigos lhe emprestaram. E neste campo, a regra é simples: comece sempre por pagar aquelas que têm uma taxa de juro mais elevada. Ao quitar estas dívidas primeiro, irá acabar pagando menos juros, aliviando assim o seu orçamento.

2. Quitar dívidas é como fazer dieta

Quando cometemos excessos na alimentação é normal que no dia seguinte seguremos a onda, não é mesmo? Isto também deve acontecer com as suas dívidas. Se tem dificuldades em pagar o que deve, corte em algumas despesas. Construa um orçamento mensal com as suas despesas fixas, incluindo os gastos com as dívidas e claro, tente segui-lo à risca. Aproveite para poupar algum dinheiro para mais tarde amortizar os juros de alguma prestação mensal. Aproveite este post para ver como fazer isto na prática.

3. Pra conseguir negociar, é fundamental não falhar pagamentos

Esta é uma regra que também deve ser cumprida à risca. Caso nunca tenha falhado nenhum pagamento, você pode tentar começar por propor a negociação das condições do seu crédito. Exponha a sua situação e tente negociar as condições contratuais como o aumento do prazo do empréstimo, ou mesmo a taxa de juros. É bom não se esquecer que o plano de pagamentos caiba dentro do que ganha mensalmente. Caso não faça o planejamento adequado, se livrar das dívidas ficará impossível. Uma notícia boa: todo o tipo de crédito pode ser renegociado, desde o crédito habitacional até o crédito automóvel passando pelo crédito pessoal.

4. Peça ajuda pagar as suas dívidas

Existe um número crescente de empresas de gestão de créditos e associações que prestam serviços a consumidores superendividados. Seu objetivo é conseguir obter um plano de pagamento dos seus encargos possível aos olhos da sua situação financeira. É o caso, por exemplo, dos Procons e da Serasa-Experian. Um conselho importante: algumas entidades prestam este serviço de forma gratuita. Mas a maioria cobra um determinado valor pela mediação destes processos. Por isso mesmo, esteja atento aos custos cobrados pela prestação deste tipo de serviços.

O Hospital das Finanças te ajuda a se livrar das dívidas

Nós do Hospital das Finanças, oferecemos uma Consulta Grátis para lhe ajudar a se livrar das dívidas. Nosso objetivo é lhe auxiliar a encontrar as melhores formas de pagamento e renegociação. Quer agendar a consulta agora mesmo? Basta preencher o formulário abaixo. E não se preocupe, seus dados são sigilosos e a consulta é gratis de verdade!

Share This
×