Veja como sua qualidade de vida pode melhorar ao buscar educação financeira

Educação financeira

Veja como sua qualidade de vida pode melhorar ao buscar educação financeira

Editor HF
Escrito por Editor HF em maio 8, 2019
Junte-se às pessoas que estão prosperando financeiramente.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas pessoas vivem hoje sob constante tensão quanto mais se aproxima o final do mês.  Sem a menor educação financeira, suam frio ao verem boletos surgirem “do nada” ou  terem uma emergência sem solução. Será que existe alguma forma de se livrar deste tipo de preocupação com data marcada?

Educação financeira é qualidade de vida

Sabemos hoje o quanto nossa qualidade de vida pode ser afetada pela nossa saúde financeira. As inúmeras possibilidades de crédito, aliadas a uma cultura intensa de consumo, nos torna famintos por novos serviços e produtos. A consequência disso é um óbvio endividamento de grande parte da população, já que a educação financeira não é o forte do brasileiro médio.
Por mais simples que seja a relação direta entre qualidade de vida e educação financeira, é incrível como muitos ainda vivem sob a permanente tensão de se preocupar com o final do mês. Contas e problemas financeiros poderiam ser facilmente resolvidos, caso houvesse planejamento das finanças, ou até mesmo um simples orçamento familiar.
Para facilitar esta tarefa, listamos 5 pontos essenciais para você conseguir dar um upgrade em sua qualidade de vida usando princípios simples de educação financeira.

1 – Transforme informação em Conhecimento

Você sabia que existe um índice que mostra o quanto você sabe sobre dinheiro? O Índice de Educação financeira, elaborado pelo Ibope, mostra o nível de educação financeira do cidadão brasileiro, além de seus hábitos financeiros. Uma de suas informações mais importantes é que há uma clara relação entre o nível de conhecimento e consciência financeira e os níveis de ansiedade e estresse.

O que fica evidente, portanto, é que obter educação financeira é muito mais que apenas aprender a poupar dinheiro. Transformou-se no melhor caminho para ter maior tranquilidade agora e no futuro. A chave para evitar armadilhas, dívidas (e estresse) é buscar todo conhecimento necessário sobre controle das finanças.

2 – Tenha firmeza e comprometimento

Após obter o máximo conhecimento sobre educação financeira, é preciso força de vontade e confiança de que isto é o melhor a se fazer. Dependendo de sua situação, o processo em obter uma vida organizada financeiramente pode não ser curto. Por isso, estar plenamente decidido em seguir seus planos é o primeiro passo.  Educar-se e praticar o que aprendeu exige disciplina e um planejamento a longo prazo. Resumindo em uma palavra: comprometimento.

3 – Organize sua vida financeira

Aqui entra um conceito básico: verifique tudo, mas tudo mesmo, em sua vida financeira. Veja o que entra (receitas) e o que sai (despesas). Para isso ocorrer, é preciso primeiro organizar a sua vida financeira, de maneira bem simples. Comece por anotar tudo o que gasta, mantendo a contabilidade nos seus mínimos detalhes. Sim, dará um pouco de trabalho, mas tomar este passo é fundamental, pois te ajudará nos passos seguintes. Aplicativos podem te ajudar muito nisso, como o GuiaBolso.

4 – Faça um bom planejamento

Sabe aquela sensação de sempre estar correndo atrás do prejuízo? Este é um dos maiores problemas de quem não possui educação financeira. Isto acaba por gerar uma vida com estresse permanente.  Por incrível que pareça, isto é simples de ser evitado. Basta planejar seus gastos de acordo com suas receitas. Faça isso por criar um orçamento, contendo as despesas fixas (aluguel, contas mensais etc.),  variáveis (alimentação, lazer etc.) e as receitas (salário, investimentos etc.). Tudo isso deve alcançar um ponto de equilíbrio, para que as receitas sempre sejam maiores que as despesas. Com certeza seu nível de estresse irá diminuir.

5 – Faça reservas

O imprevisto, de fato, sobrevêm a todos. Não temos a capacidade de descobrir cada um dos problemas que acontecerão em nossa vida, mas é certo que alguns ocorrerão. E aí entra novamente a educação financeira. Prevenir problemas e dificuldades tais como desemprego ou saúde instável, pode ser difícil, mas ter uma boa reserva facilita demais lidar com isso. Para conseguir este objetivo, existem várias formas de investimento, de acordo com seu perfil: ações, adquirir bens duráveis, reserva em dinheiro. Procure a orientação correta que o resultado é certo: sua qualidade de vida não será abalada por problemas previsíveis.

Conclusão

Obter uma boa educação financeira sem dúvida vale a pena. Tendo este tipo de conhecimento, conseguirá fazer orçamentos e planejamentos, manter uma rede de segurança e até mesmo alcançar sonhos maiores.  O resultado em sua vida será visível:  menos estresse, problemas e dificuldades. E como bônus, você terá mais autonomia e independência em sua vida.

Você conhece a história de alguém que conseguiu melhorar de vida usando um destes passos de educação financeira? Compartilhe sua história conosco!

Futuro milionário,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se às pessoas que estão prosperando financeiramente.

Share This
×