Para a maioria da pessoas, a expressão “controle financeiro” pode levar a uma tremenda cara feia. Afinal, quando pensamos em controle, pensamos também em restrição, moderação e limitação. Mas e se você perceber que o controle financeiro antes de mais nada também significa liberdade e autonomia?

Controle financeiro não é o forte de nossa cultura

Vivemos num país que, definitivamente, não se preocupa muito com seus gastos. É como se você financiasse um carrão e tivesse que deixar de pagar a conta de luz, água e impostos para poder viver seu sonho.

Medo de olhar o extrato? Sinal de falta de controle financeiro!

Um navio sem rumo é perigoso não só para sua tripulação como para outras embarcações. Ficar à deriva financeiramente, sem um tostão no final do mês, é, além de insustentável, inseguro.
Estes sintomas são um sinal claro de alerta de que as coisas podem não estar indo tão bem quanto se imagina. E normalmente a tendência natural é fechar os olhos diante de uma situação, ao invés de encarar a realidade de frente.
E daí, quando o pior acontece, fica muito mais simples culpar os outros do que buscar medidas para corrigir os desvios. Somos movidos pelo desejo de consumir e podemos tomar muitas atitudes por impulso. Porém, ao colocarmos na ponta do lápis os custos destes impulsos, podemos ter a noção exata do quanto é possível poupar para investir em algo mais produtivo e rentável. Afinal, nem tudo que nos é oferecido é realmente vantajoso.

Assumindo o controle de sua vida por meio da educação financeira

Quem consegue direcionar e controlar a própria situação financeira tem uma série enorme de vantagens. Sua vida tem mais segurança e tranquilidade, além de mais conforto e menos riscos de ficar endividado. Consegue realizar sonhos e ter uma vida mais estável no presente e no futuro. Evita uma série de problemas, além dos financeiros. Já pensou em quantos problemas de saúde, familiares e emocionais podem ser evitados com uma vida com bom controle financeiro?
A educação é sua maior aliada para conseguir ter este controle financeiro efetivo e ter uma melhor qualidade de vida. Todo cuidado é pouco ao lidarmos com dinheiro, além de evitar as possíveis armadilhas que provocam um colapso nas finanças pessoais.
Ao mesmo tempo, algumas regras simples podem ser aplicadas:

  • Valorizar seu dinheiro com gastos bem calculados e de qualidade.
  • Monte um cuidadoso e bem elaborado planejamento financeiro.
  • Saiba investir nas melhores opções, de acordo com suas reais necessidades e sonhos.

Não tenha a menor dúvida que qualquer problema financeiro pode ser resolvido, por pior que aparente ser. E buscar a orientação adequada investindo em educação é a melhor saída. Com o controle financeiro adequado, todos nós ganhamos maior liberdade na realização de nossos sonhos, além de termos maior independência e autonomia em nossas vidas.

E você, já sentiu os benefícios de ter um bom controle financeiro na realização de seus sonhos? Compartilhe suas experiências conosco! Fale com a nossa equipe via whatsapp: 61 9 8384 7979

Share This
×