5 filmes para você assistir e aprender sobre dinheiro

Educação financeira

5 filmes para você assistir e aprender sobre dinheiro

Editor HF
Escrito por Editor HF em abril 23, 2019
Junte-se às pessoas que estão prosperando financeiramente.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

5 filmes para você assistir e aprender sobre dinheiro

Uma das melhores maneiras de aprender sobre um assunto, ou começar a entender como algo complicado funciona, é assistir a um filme. Quando vemos outras pessoas lidando com determinada coisa – mesmo em obras de ficção – nossa mente fica mais aberta. Compreendemos suas motivações e emoções, os erros que cometem e as verdades que aprendem.

O cinema foi responsável por disseminar algumas das idéias mais poderosas do nosso tempo. Como uma das formas mais populares de entretenimento hoje, os filmes também desempenham um ótimo papel quando queremos aprender sobre dinheiro. Listamos abaixo 5 filmes que trazem lições impressionantes sobre o dinheiro, o mercado e, claro, a vida.

1. A PROCURA DA FELICIDADE (2006)

Neste filme emocionante, Will Smith interpreta a dura batalha de um homem abandonado pela esposa por problemas financeiros e sozinho precisa arrumar emprego e cuidar de seu filho de 5 anos. Depois de muito azar, ele consegue um estágio não remunerado em uma grande corretora de ações. Para conseguir a disputadíssima vaga definitiva ele deve ligar para empresários oferecendo os serviços da corretora.

As lições são abundantes. Existem verdadeiras aulas de perseverança, inteligência emocional, princípio de Pareto, criatividade. Vale notar ainda a metodologia agressiva de telemarketing usada pelo personagem de Smith, focada em gerenciamento do tempo, cumprimento de metas e foco no resultado. Ah, e é baseado na história real de Chris Gardner, empresário norte-americano, investidor, corretor da bolsa, fundador e CEO da corretora Gardner Rich & Co.

2. WALL STREET (1987)

O diretor Oliver Stone conseguiu captar como ninguém o espírito de Manhattan nos anos 80. Michael Douglas, em um papel memorável, mergulhado em gel de cabelo, corrompe o jovem e inocente Charlie Sheen, passando-lhe questionáveis formas de trabalhar na bolsa.

Durante a maior parte do filme seu lema é a  “A ganância é positiva”. E claro, tudo o que pode acontecer quando só se pensa em dinheiro e poder acontece, porém sem grandes lições de moral, mas sim de análise do comportamento humano. No final das contas, a lição permanente desta peça é “cada sonho tem um preço”.

3. O LOBO DE WALL STREET (2013)

Falando em conceitos que permeiam filmes, o deste é “Não há nobreza na pobreza”.Martin Scorsese foca nos efeitos corrosivos e aditivos da riqueza, seja a nível psicológico ou corporativo. Seguindo um a trajetória de um Leonardo di Caprio que não tinha nada e depois chegou a ter muito mais do que tudo, quase chega a ser um filme inspiracional. Porém sempre existe no ar  a evidente podridão da cultura da sua empresa em permanente crescimento. Com todo seu glamour, “O lobo de Wall Street” expõe como a preocupação demasiada com o crescimento constante de seu patrimônio pode levar qualquer um a beira da loucura.

4. JERRY MAGUIRE (1996)

Tom Cruise interpreta a história de um agente esportivo, Jerry Maguire, que tinha tudo quando, aparentemente do nada, decidiu questionar os métodos de trabalho da sua empresa. Escreve, então, um manifesto no qual defende “Menos clientes, menos dinheiro”, sendo despedido e perdendo quase de imediato uma carreira fora de série, uma bela noiva e um impressionante salário. No entanto, nesta inesquecível comédia romântica de Cameron Crowe, tudo acaba por correr bem com a personagem de Tom Cruise a manter um volátil, mas fiel cliente, e a reconstruir a sua vida de acordo com o que realmente interessa: amor e amizade verdadeiros.

Cenas inesquecíveis? Existem aos montes, mas a ligação telefonica entre Rod Tidwell e Jerry Maguire ganha o prêmio. “Show me the money, man! Show me the money!”. A lição que fica? O que você faz, faz por amor e prazer, ou apenas pelo dinheiro?

5. PROPOSTA INDECENTE (1993)

Robert Redford é um ricaço sem escrúpulos, que oferece um milhão de dólares ao endividado casal interpretado por Woody Harrelson e Demi Moore. O que ele quer em troca? O marido terá de aceitar que este passe uma noite na cama com a sua mulher.

Este filme é uma poderosa análise da natureza humana e do conceito de moralidade, revelando exatamente o poder do dinheiro e a forma como ele pode distorcer a nossa visão do bem e do mal.

Quer ajuda para melhorar a sua vida financeira?

O Hospital das Finanças oferece um diagnostico financeiro gratuito que te ajuda a identificar por onde começar a melhorar os seus resultados com o dinheiro.

Clique aqui e faça agora o mesmo o seu e receba um contato personalizado dos nossos especialistas.

Futuro milionário,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se às pessoas que estão prosperando financeiramente.

Share This
×